Publicações

Embarque de contêineres em Natal segue suspenso

Autoridade portuária aguarda as máquinas de movimentação de contêineres do operador portuário serem consertadas para que essas operações sejam retomadas.

A movimentação de contêineres no Porto de Natal (RN) deve ser retomada somente após o dia 20 de fevereiro. As operações de embarque e desembarque desses equipamentos do terminal portuário de Natal foram suspensas pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), por quatro semanas, no último dia 21 de janeiro. A causa, segundo a Codern, foi o uso intenso das reachstackers, que resultaram em problemas mecânicos.

“Devido ao intenso uso das máquinas e a falta de manutenção apropriada, acrescido do tempo de uso, ocorreram problemas mecânicos de importante intervenção: basicamente motor e caixa de engrenagens”, afirmou a Codern. A Progeco, operadora portuária ligada à CMA-CGM, possui quatro máquinas de movimentação de contêineres no Porto de Natal.

Os navios da empresa de transporte marítimo que escalam Natal transportam, principalmente, frutas em contêineres frigorificados com destino à Europa. Durante esse período sem os equipamentos, os portos de Pecém e Fortaleza, no Ceará, estão sendo utilizados como alternativas para embarque dos contêineres do final da safra de frutas.

A autoridade portuária informou à Portos e Navios que aguarda as máquinas de movimentação de contêineres da Progeco serem consertadas para que essas operações sejam retomadas. Dessa forma, enquanto não houver máquinas disponíveis, a CMA-CGM não vai programar navios para o Porto de Natal. “O prazo [de quatro semanas] está mantido. A probabilidade de acontecer antecipação é pequena”, informou a Codern à reportagem. Procurado, o armador não havia comentado sobre o conserto dos equipamentos até o fechamento desta matéria.

A Codern salientou que as operações afetadas no Porto de Natal foram as com contêineres, e que as demais não foram impactadas. Além dos contêineres, o porto realiza operações de descarga de trigo, carregamento de açúcar, terminal de passageiros e embarque de suprimentos para o arquipélago de Fernando de Noronha. Em 2020, a movimentação geral do Porto de Natal totalizou 710.912 toneladas. Já o total geral de carga conteinerizada movimentada em 2020 foi de 406.087 toneladas.

 

Fonte: Portos e Navios

Entre em contato

Envie uma mensagem e saiba como podemos auxiliar em seus
problemas jurídicos.

Enviar mensagem