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Volvo fará primeira operação real de veículo autônomo elétrico Vera



Modelo de carga transportará contêineres de um centro de logística da DFDS para terminal portuário

A Volvo Trucks firmou um acordo com a empresa de balsa e logística DFDS, da Suécia, que permitirá a primeira operação real do Vera, veículo de carga autônomo e elétrico, apresentado pela marca em 2018. A parceria prevê que o veículo rode em uma operação para o transporte de mercadorias em contêineres do centro de logística da empresa para o terminal portuário em Gotemburgo.

Indicado para curtas distâncias, o Vera possui sistema totalmente autônomo – sem a necessidade de motorista – e será monitorado por um operador em uma central de controle, que será responsável pela operação. A solução é adequada para este tipo de transporte com fluxos repetitivos com velocidade máxima de 40 km/h.

“Transportes autônomos com baixos níveis de ruído e zero emissões de escape têm um papel importante a desempenhar no futuro da logística e beneficiarão tanto empresas quanto a sociedade”, afirma o vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks, Mikael Karlsson. “Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos promover o progresso nessa área. O Vera pode ter um limite de velocidade, mas nós não: os testes vão começar e nossa intenção é implementar a solução nos próximos anos”, acrescenta Karlsson.

A operação também permitirá aprimorar e desenvolver ainda mais a solução de transporte autônomo, com avanços em tecnologia, gestão de operações e adaptações de infraestrutura, para que possa ser completamente operacional. A operação, que está sendo coordenada pela Volvo Trucks e DFDS, conta ainda com a parceria e apoio de várias outras envolvidas, como a agência sueca de inovação Vinnova, e a administração de transportes da Suécia e da agência sueca de energia, por meio do programa de pesquisa e inovação de veículos estratégicos FFI. As ações conjuntas garantem que serão tomadas todas as precauções necessárias de segurança.

Além disso, algumas adaptações de infraestrutura serão necessárias e fazem parte do processo de implementação, incluindo portões automatizados nos terminais.

“Queremos estar na vanguarda do transporte autônomo e conectado. Essa colaboração nos ajudará a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para ter veículos autônomos que chegam aos nossos portões, beneficiando nossos clientes, o meio ambiente e os negócios”, afirma o CEO da DFDS, Torben Carlsen.

Fonte: Automotive Business

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