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Shell e CMA CGM assinam acordos para acelerar a descarbonização do setor marítimo

O contrato inclui fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) de vários anos aos navios de 13.000 TEU da CMA CGM no Porto de Cingapura, a partir do segundo semestre de 2023.

A operação simultânea de abastecimento de GNL (SIMOPS) será realizada pela FueLNG, uma joint venture entre uma unidade da Shell em Cingapura e a Keppel Offshore & Marine Ltd (Keppel O&M) utilizando o FueLNG Bellina que já está em operação e um navio de abastecimento de GNL de 18.000 m3 que entrará em serviço em 2023, aumentando ainda mais a confiabilidade de suas operações de abastecimento de GNL.

Tahir Faruqui, Gerente Geral de Downstream LNG da Shell, disse: “A CMA CGM continua a ver o potencial do GNL como combustível marítimo, por isso é um passo extremamente positivo estender nossos compromissos de fornecimento nesta área. Ao usar o GNL como combustível marítimo, a indústria imediatamente se coloca em um caminho de descarbonização, a partir de hoje. O GNL é um combustível em transição e oferece um caminho confiável para o biometano liquefeito e o e-metano liquefeito de combustível à base de hidrogênio; ambos tendo o potencial de ser líquido zero.”

Além disso, as duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que engloba:

  • O avanço de combustíveis marítimos de baixo carbono, como biocombustíveis líquidos, bio/e-metano (para GNL), bio/e-metanol, para embarcações novas e existentes.
  • A entrega de soluções técnicas inovadoras, que incluem mistura de GNL e hidrogênio, tecnologias de redução de metano e desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível.
  • Exploração mecanismos de comércio voluntário e obrigatório para créditos de carbono.
  • Políticas de emissões líquidas zero.

Melissa Williams, Vice-Presidente Marítima e Descarbonização da Shell, disse: “A colaboração e a parceria são fundamentais para pavimentar o caminho, que incluirá um mosaico de combustíveis de baixo carbono, compartilhamento de tecnologia e projetos de parceria para alcançar um futuro líquido zero no transporte marítimo. . Assim, estou empolgado com nosso acordo com a CMA CGM, pois permite que ambas as empresas tragam suas respectivas escalas e tamanhos para impulsionar mudanças impactantes no setor – ajudando nossos clientes a superar seus desafios e atingir suas ambiciosas metas de descarbonização no processo”.

Como a Shell e a CMA CGM são parceiras de longa data, ambas as empresas planejam estender sua parceria aos setores rodoviário e de aviação no futuro. O acordo demonstra o papel vital que as parcerias eficazes desempenharão na aceleração da descarbonização no transporte marítimo e além.

FONTE: WWW.SOPESP.COM.BR

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