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Minfra: vários grupos nacionais e estrangeiros demonstraram interesse na Codesa

BNDES vem realizando marketsound e apresentando o modelo de desestatização a potenciais investidores.

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) está prevista para ser desestatizada ainda no primeiro semestre de 2021. E ao longo de todo o processo de desestatização que envolveu estudos de modelagem desde o ano passado, que vem sendo constatado pelo Ministério da Infraestrutura o interesse de vários grupos empresariais na companhia e seus portos.

Em 2020, a pasta, em parceira com o GIHub, realizou um processo inicial de marketsound apresentando os projetos de desestatização de portos organizados em desenvolvimento à época. De acordo com o ministério foram colhidas impressões e sugestões de diversos potenciais investidores.

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) vem realizando rodadas de marketsound para apresentar a proposta de modelo de desestatização e suas regras. O projeto passou por processo de consulta pública desde o final de dezembro de 2020 até este mês. Segundo a pasta, muitos grupos empresariais, tanto nacionais quanto estrangeiros participaram desse processo de demonstram interesse nos ativos.

O ministério afirmou ainda que os investimentos previstos para o leilão da Codesa, conforme minuta de contrato de concessão, são aqueles voltados para a infraestrutura do porto e seus acessos como, recuperação de infraestrutura existente (cais, berços, dolphins, etc.), dragagem de manutenção, sistema de controle e gerenciamento, dentro outros.

Além disso, o modelo proposto pelo BNDES foi elaborado com uma lógica de incentivos ao futuro concessionário para que este sempre busque a modernização portuária. Isso implica em melhores práticas de governança, sustentabilidade e preservação ambiental. Sem contar na maior eficiência e competitividade, aspectos que englobam eventuais questões de autonomia energética e automação.

A consulta pública referente ao modelo de exploração, aspectos de regulação e critérios de participação no leilão teve seu prazo para recebimento de contribuições encerrado no último domingo. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que conduziu o processo, ao longo das próximas semanas irá analisar as manifestações recebidas para avaliação e eventuais ajustes ou até mesmo a revisão do modelo proposto, conforme sugestões apresentadas.

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