Publicações

Maersk vai lançar navio neutro em carbono até 2023

Na última semana, a Maersk anunicou que pretende lançar um navio neutro em carbono até 2023. Isso significa que a gigante de transporte marítimo terá uma embarcação capaz de remover mais CO2 da atmosfera do que emitir. De acordo com a Agência Internacional de Energia, o transporte marítimo internacional foi responsável por aproximadamente 2% das emissões globais de CO2 relacionadas à energia em 2019.

“Nossos clientes estão claramente esperando isso de nós, eles precisam de nosso apoio na descarbonização de suas cadeias de abastecimento”, afirma Morten Bo Christiansen, chefe de descarbonização da marca.

O projeto faz parte de uma ideia maior. De olho no futuro, a Maersk pretende que todos os seus novos navios possam operar com combustíveis neutros em carbono e, assim, ajudar a zerar as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) até 2050.

O navio em questão será movido por e-metanol neutro em carbono ou bio-metanol sustentável, embora ainda seja capaz de operar com combustível padrão, caso seja necessário. A empresa declara ainda que irá “instalar motores dual fuel em novas construções futuras”.

“[Os clientes] teriam acesso a um produto que representa um conceito que é devidamente escalonável. Isso também significa que eles terão uma ideia de quanto custo extra isso irá adicionar. O que sabemos é que, quando olhamos para os produtos de consumo final, como um par de tênis ou uma TV de tela plana, o impacto no custo seria medido em centavos. Portanto, dessa perspectiva, pareceria algo que pode realmente ser absorvido e, esperançosamente, poderemos escalar a descarbonização das cadeias de suprimentos de nossos clientes”, afirma Christiansen.

 

Fonte: Época Negócios

Entre em contato

Envie uma mensagem e saiba como podemos auxiliar em seus
problemas jurídicos.

Enviar mensagem