Publicações

Maersk arremata terminal do Estaleiro Atlântico Sul em Suape

Armador sobrepõe proposta do consórcio concorrente com oferta de R$ 455 milhões

A Maersk venceu a disputa no leilão de uma área disposta no Cais Sul do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco. Por meio de sua subsidiária APM Terminals, a empresa apresentou na tarde dessa terça-feira, dia 26, uma nova proposta, desta vez de R$ 455 milhões, para o arremate.

O valor aporta R$ 5 milhões a mais sobre a oferta do concorrente, representado pelo consórcio formado por Tecon Suape, do grupo filipino ICTSI, e Cone Suape, controlada pela Conepar, de R$ 450 milhões. O valor mínimo antes proposto pela Maersk no leilão realizado na última quinta-feira (21) tinha sido de R$ 300 milhões.

Com a última oferta, a companhia dinamarquesa arremata o terminal do Estaleiro Atlântico Sul em Suape. Porém, como o processo de leilão ocorre em meio à recuperação judicial do EAS, a negociação ainda será validada pela Justiça de Ipojuca (PE), que organiza a venda de áreas para pagamento de dívidas dos acionistas. Desde 2020, o EAS tem uma pendência de R$ 1,4 bilhão junto ao Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mas mesmo antes da Justiça bater o martelo, o presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, comemorou o resultado, que traz uma das maiores empresas de navegação do mundo para operar no complexo nordestino.

“A proposta da Maersk, cobrindo o valor extremamente positivo que foi feito no leilão pelo concorrente, mostra o interesse de um dos maiores armadores do mundo no porto, ou seja, na importância de Suape. Isso muda o patamar do complexo em relação ao Brasil. Estamos muito felizes pela consolidação desse empreendimento”, disse Gusmão.

Futuro

Em nota, a Maersk, por meio da APM Terminals, informou que “concluídas as etapas do leilão judicial e acertos finais entre o EAS e a APM, a empresa espera ser oficialmente declarada a vencedora do leilão. O fechamento da transação ainda está sujeito à obtenção das aprovações regulatórias relevantes e certas licenças e autorizações necessárias para instalar e operar o novo terminal”.

Com a concretização do certame, a companhia espera investir até R$ 2,6 bilhões no novo terminal, que terá inicialmente uma capacidade de até 400 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), aumentando a capacidade do complexo portuário nordestino em 55%.

Uma vez que todos as licenças forem emitidas, a empresa afirmou que quer finalizar a construção em 24 meses e iniciar as operações no final de 2025, quando a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução feitas pelo Porto de Suape devem estar concluídas.

Entre em contato

Envie uma mensagem e saiba como podemos auxiliar em seus
problemas jurídicos.

Enviar mensagem