Publicações

Capitania dos Portos de São Paulo terá novo comandante

Capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá assumirá o cargo no próximo dia 31

O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá será o novo comandante da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). O oficial assume o cargo que o capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes ocupou nos últimos dois anos.

A troca de comando na CPSP será realizada no próximo dia 31, às 10h30. O evento será realizado na sede da autoridade marítima, que fica entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos.

Natural do Rio de Janeiro, o capitão de mar e guerra que assumirá o comando da CPSP já serviu em sua cidade natal, Rio Grande do Sul e Brasília. O oficial conhece bem a região.

Ele atuou, entre 2014 e 2016, como delegado na Capitania dos Portos de São Sebastião, no Litoral Norte. Nesta época, o oficial ainda era capitão de fragata. Depois, assumiu o cargo de vice-diretor na CPSP.

Durante o período em que esteve em São Sebastião, o oficial priorizou o aumento da presença da Marinha no Litoral Norte, a agilização da entrega de documentos e a aquisição de novas embarcações.

O comandante Sá também buscou parcerias com entidades náuticas para ampliar capacidade de fiscalização. Tudo com o objetivo de ampliar a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar.

Em São Sebastião, o então delegado também priorizou a integração com diversas entidades ligadas ao setor portuário. Entre elas, estão o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), sindicatos de trabalhadores, além de entidades públicas como a Polícia Federal, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Próximo posto

Já o comandante Daniel Américo Rosa Menezes aguarda a definição do seu próximo posto. O capitão de mar e guerra foi o responsável pela CPSP nos últimos dois anos.

O atual capitão dos portos já atuou, por mais de dois anos, no Comando do 8° Distrito Naval, na Capital. Lá, desempenhou as funções de chefe do Estado-Maior e oficial de Operações. Também foi comandante da fragata Niterói, do Navio-Patrulha Graúna e instrutor na Escola de Guerra Naval.

Fonte: A Tribuna.

Entre em contato

Envie uma mensagem e saiba como podemos auxiliar em seus
problemas jurídicos.

Enviar mensagem