Publicações

Berços de atracação do Tecon começam a ser dragados nesta terça-feira

Na segunda (8), foram concluídos os serviços nos pontos de atracação de navios da Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa

 

A dragagem de manutenção dos berços do Porto de Santos avançará em uma nova frente. Na segunda (8), foram concluídos os serviços nos pontos de atracação de navios da Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa. Agora, serão dragados os berços do Tecon, na Margem Esquerda (Guarujá), operado pela Santos Brasil. As obras devem ser iniciadas nesta terça- feira (9).

Os trabalhos são realizados pela DTA Engenharia, empresa que venceu a concorrência para a realização do serviço. O contrato tem prazo de 24 meses e visa a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos.

Por determinação da Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, a dragagem de berços foi retomada no início do mês. Além dos pontos de atracação da BTP, o serviço será realizado em outros locais que sofreram com o assoreamento (deposição de sedimentos).

Isto porque, no Porto, sete berços perderam profundidade, reduzindo o calado operacional (limite da profundidade que a embarcação pode atingir sem afetar sua segurança) dos navios que atracam neles. O problema ocorreu pela demora na realização da dragagem de manutenção. Entre os pontos de atracação afetados, estão os destinados a navios porta-contêineres, como os do Tecon, com uma perda de 20 cm de calado. Agora, o terminal só poderá receber navios com até 13,7 m de calado, na maré alta.

Segundo a Autoridade Portuária, os trabalhos serão iniciados durante as janelas de operação (período entre a saída de um navio e a entrada de outro, quando o berço está livre), para permitir o mínimo de impacto nas atracações. O objetivo é manter o Porto funcionando enquanto os serviços de manutenção acontecem.

A Tribuna apurou que, após a realização dos serviços no Tecon, outros berços devem ser dragados pela DTA Engenharia. Entre eles, estão pontos de atracação localizados na Alemoa e no Saboó.

Procurada, a Santos Brasil confirmou a realização do serviço. A empresa afirmou que a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos nesta quarta-feira (10).

Fonte: A Tribuna

Entre em contato

Envie uma mensagem e saiba como podemos auxiliar em seus
problemas jurídicos.

Enviar mensagem